Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MIRRORLESS - FLEXIBILIDADE

antes de seguirmos para o algarve parámos em lisboa para levar o mini-macho, numa visita rápida utilizando os (irritantes) tuk-tuk, a alguns pontos interessantes da nossa bela capital.

como toda a gente sabe, um dos pontos mais interessantes nesta cidade é a.......colorfoto :)  que é uma espécie de casino para os amadores de fotografia e gadgets, porque sempre que um gajo sai de lá com os bolsos vazios diz sempre que é a última vez....

 

continua em baixo.

 

 

Lisboa-2.jpg

Lisboa-3.jpg

Lisboa-4.jpg

Lisboa-6.jpg

Lisboa-8.jpgLisboa-7.jpg

Lisboa-9.jpg

Lisboa-10.jpg

Lisboa-11.jpg

Lisboa-13.jpg

Lisboa.jpg

 

já com a "fininha" na mão, este passeio acabou de servir para a estreia da mesma e foi providencial para testar a sua flexibilidade.

quando penso em flexibilidade penso na "qualidade de entrega" de imagens desde o retrato à paisagem, fotografia com luz natural à artificial, dos menus e comandos para operar a máquina, da rapidez de zoom, da disponibilidade de lentes para diferentes propósitos and so on and so on.

como eu opero as máquinas em modo manual é determinante que ajustes de abertura, velocidade de obturação, velocidade iso, ajuste de temperatura, compensação de exposição, zoom e focagem sejam bastante directos e intuitivos, afim de alterar rapidamente parâmetros e, assim, minimizar a perda de boas imagens, o que numa situação como a que me encontrava, em família (com uma criança que tem super velocidade de gato....esta só os pais entendem), e a visitar uma cidade que tão depressa nos encontramos numa rua apertada e escura como de repente nos aparece um miradouro com vista desafogada e luz fantástica, é fundamental.

a maioria das mirrorless permite mudar a lente mas a minha é de zoom, eléctrico, fixa.....e que é um bocado lenta! 

apesar de não me ter impossibilitado de captar as fotografias que quis estou certo de que numa situação mais desafiante, como com animais, veículos rápidos e outras situações de acção ou inesperadas, este tipo de lente não é adequada.

por outro lado, o facto de ser fixa evita que o sensor fique exposto e, assim, ganhe sujidade, o que com aberturas maiores, por exemplo f-dezasseis, será bem evidente na fotografia.

os restantes comandos, neste modelo, são bastante intuitivos. aliás, a maior parte do modelos de diferentes marcas que considerei comprar dispunham de "rodas" de velocidade de obturação e compensação de exposição, o que não é tão comum nas dslr's actuais.

o ajuste iso é, também neste modelo, bastante directo e ainda bem, porque a qualidade de imagem em iso's elevados deixou-me surpreendido considerando a dimensão do sensor. obviamente que não chega à qualidade de um bom sensor full frame mas como esse tipo de sensores se encontra também nas mirrorless é então um ponto bastante abonatório para este sistema.

um ponto que não joga tanto a favor é a disponibilidade de lentes. sem dúvida que nos últimos anos se têm desenvolvido muitas lentes para estes sistemas mas as opções de qualidade são ainda limitadas, sobretudo quando se pensa tele-objectivas ou lentes mais técnicas como por exemplo as "tilt-shift".

concluindo, tirando situações muito especificas, não encontro razões para dizer que um sistema é muito mais flexível do que o outro. diria mesmo que as mirrorless ganham alguma vantagem para quem é amador e faz fotografia genérica ou até mesmo para profissionais, como foto-jornalistas. 

conclusão e classificação (de uma a cinco estrelas), sobre este ponto:

mirrorless ****

dslr ****

 

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D