melting pot
aos anos que passo ao lado de são teotonio e nunca me despertou qualquer interesse entrar na vila mas este ano houve qualquer coisa que me fez "dar-lhe uma hipótese de mostrar o que vale"...e então entrei.
estacionei o carro mesmo no centro e fui à bagageira mudar a lente da máquina, dado que tenho por lá a mala com esse equipamento. quando abro a mala apercebo-me de dois tipos, a não mais que cinco metros de distância, a olhar para mala como quem olha para um saco cheio de dinheiro e com aquela expressão de cálculo de que já devem estar a imaginar.
ainda ponderei por-me a andar dali p'ra fora porque quanto mais olhava à volta mais me convencia de que tinha escolhido o pior sitio da vila para estacionar o carro mas acabei por ficar.
...e ainda bem que fiquei.
a vila ainda estava toda engalanada do festival dos mastros, que já tinha decorrido, mas o ambiente mantinha-se com todos os enfeites de papel entrançados nos mastros e pendurados nas teias que ligavam árvores, coretos, postes e mastros pelas principais ruas da vila. é de valorizar o esforço colectivo das pessoas para manter vivas tradições e festas que dão um trabalho do caraças...contava-me a senhora que nos serviu no café que estavam a ponderar começar a fazer os enfeites em plástico para poderem ser reutilizados em festejos posteriores uma vez que os de papel os não podem guardar.
enquanto andava por ali a tirar umas fotos vejo que um dos "beto-mãozinhas" que tinha ficado a fazer uma raiz quadrada para definir o tipo de ferramenta que haveria de utilizar para me abrir o carro se baralhou com o cálculo e decidiu andar-me a controlar...pensei...andas a ver por onde ando para dares o alarme ao outro que lá ficou quando eu for naquela direcção....mas continuei na minha, fiz mais uma fotos e segui em direcção ao carro.
quando chego ao carro.....estava intacto, ufa! não foi desta!
são teotoino tem uma grande mistura de etnias e culturas - alentejanos, rastafáris, orientais, sul-americanos, africanos, ciganos, etc. - e isso torna-a ainda mais interessante porque esta multiculturalidade só se costuma distinguir em grandes cidades....haverá melting pot?