REVIVER
estive um ano sem sair de casa com o propósito único de fotografar.
as queixas são sempre as mesmas: não tenho tempo, está a chover, já está a ficar tarde, está frio, é longe, está muito calor....enfim, tudo serve de desculpa para justificar a vontade de procrastinar! andava mortinho para usar esta palavra :)
ontem voltei a ir fotografar, sozinho.
para marcar esse regresso, voltei ao lugar que escolhi ir quando comprei a minha primeira máquina fotográfica a sério, uma nikon d duzentos.
foi no ano dois mil e sete que, sem saber mexer naquilo, arranquei em direcção à praia da vieira, e lá, mais precisamente no pontão do norte (onde desagua o rio lis), assentei arraiais toda a tarde.
revivi esses momentos com nostalgia, da excitação de me estar a dedicar a algo novo (para mim), e do muito que teria para descobrir e aprender.
com o mundo que a internet nos abre é fácil ser autodidacta mas, há perigos.....é importante manter-se focado, não esquecer que o objectivo é ganhar competência na arte de fotografar. com facilidade, se imerge no mundo da tecnologia e, "quando damos por ela", só queremos é ter a melhor máquina fotográfica, com mais megapixeis, melhor capacidade iso, maior velocidade, sensor xpto.....e passamos a vida em sites que, pagos pelas grandes marcas e de forma encapotada, fazem reviews onde concluem o porquê de se justificar comprar a evolução de uma determinada máquina que saiu no ano anterior e que, na verdade, pouco ou nada faz mais que a sua predecessora.
é certo que a evolução que se verificou em dez anos ajuda, nos equipamentos digitais, a tirar mais partido da máquina e que o ficheiro que resulta do clique tem mais latitude no momento do processamento mas, naquilo que realmente importa, na minha opinião, nada mudou.
o que faz uma boa fotografia é o seu conteúdo, a luz, a composição e a criatividade.
desenganem-se aqueles que acham que por ter uma máquina topo de gama com lentes do mesmo calibre conseguem ser melhores fotógrafos.
se têm dinheiro de sobra para gastar usem-no para fazer formação, viajar e ver exposições de fotografia.
fotos de ontem...